Categorias
Bem Vindo ao Blog

A Metodologia GTD e a Lista de Compras: Uma Abordagem Estratégica para Tarefas Diárias

Todos nós já estivemos lá. Entramos no supermercado com uma lista de compras em mãos, determinados a seguir a lista à risca. Item 1, check. Item 2, check. Item 3, check. Mas será que essa é a maneira mais eficiente de fazer compras ou de lidar com qualquer lista de tarefas?

No passado, eu li um livro sobre a metodologia Getting Things Done (GTD), que propõe uma abordagem diferente para lidar com tarefas. A metodologia GTD, desenvolvida por David Allen, é um sistema de gerenciamento de tempo e produtividade que ajuda as pessoas a organizar suas vidas de maneira mais eficiente.

Uma das regras fundamentais da metodologia GTD é que você deve executar as tarefas na ordem em que elas aparecem na sua lista. Isso significa que você não pode escolher qual tarefa fazer com base em suas preferências pessoais ou nível de conforto. Em vez disso, você deve seguir a lista exatamente como ela é.

Isso pode parecer contra-intuitivo à primeira vista. Afinal, todos nós temos tarefas que preferimos fazer em detrimento de outras. No entanto, a metodologia GTD argumenta que, ao seguir a lista de tarefas na ordem em que elas aparecem, você pode aumentar sua produtividade e reduzir o estresse associado à tomada de decisões.

Claro, existem exceções a essa regra. Tarefas que são urgentes ou que têm uma data específica para serem concluídas devem ser priorizadas. Essas tarefas devem ser tratadas imediatamente, independentemente de onde apareçam na lista.

Então, da próxima vez que você entrar no supermercado com sua lista de compras, considere aplicar a metodologia GTD. Em vez de seguir a lista exatamente como ela é, priorize os itens que são mais urgentes ou que têm uma data específica para serem comprados. Para os demais itens, siga a lista na ordem em que eles aparecem. Você pode se surpreender com o quanto isso pode melhorar sua eficiência e reduzir o estresse associado às compras.

Lembre-se, a chave para a produtividade não é necessariamente fazer mais, mas sim fazer as coisas de maneira mais eficiente. E a metodologia GTD pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a alcançar isso.

Autor: João Aurélio Carmo @joaoaurelio.carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *