Tente passar a semana
inteira sem pensar mal de
você ou das pessoas que
lhe são caras. Você pode
tentar compreender algum
problema seu, mas sem
julgar-se. Se cair na tentação
de julgar a si ou alguma
pessoa querida, peça perdão
a Deus e volte para a meta.
Este texto acima faz parte da Mentoria Guerrilha Way, texto da Luciana Fernandes @lucianafs19 gostaria comentar com vocês o texto acima dela e dar algumas opiniões:
Este é um belo exercício de autoconhecimento e autocompaixão. Pensar bem de si mesmo e dos outros ajuda a criar uma atmosfera mental positiva e pode melhorar significativamente o bem-estar emocional e mental.
A autocrítica excessiva e o julgamento podem ser prejudiciais à nossa saúde mental. O julgamento, muitas vezes, vem de padrões irrealistas que estabelecemos para nós mesmos ou que a sociedade impõe. Quando não atendemos a esses padrões, é fácil nos culparmos ou culparmos os outros.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a evitar julgar a si mesmo ou aos outros:
- Consciência: O primeiro passo é reconhecer quando está a julgar-se ou a julgar outros. Às vezes, esses pensamentos podem ser automáticos e não os notamos imediatamente.
- Desafie o Pensamento: Se você perceber que está se julgando ou julgando alguém, pergunte a si mesmo: “Isso é realmente verdade? Existe outra maneira de ver isso?”
- Prática de Mindfulness (Atenção Plena): Mindfulness pode ajudá-lo a estar presente no momento, o que pode reduzir os pensamentos automáticos e julgamentos.
- Auto-compaixão: Lembre-se de que todos são humanos e cometem erros. Em vez de se julgar, mostre compaixão a si mesmo.
- Evite Comparar-se com os Outros: Cada pessoa é única e tem seu próprio conjunto de desafios e sucessos. Comparar-se com os outros muitas vezes leva a julgamentos.
- Rodeie-se de Positividade: Seja através de livros, músicas, pessoas ou atividades, rodeie-se de coisas que o façam sentir-se bem e evite aquelas que promovem o julgamento e a negatividade.
- Peça Ajuda: Se você achar difícil parar de se julgar, pode ser útil procurar a ajuda de um terapeuta ou conselheiro.
Lembrar-se de que ninguém é perfeito e que todos merecem compaixão, incluindo você mesmo, pode ajudar a cultivar uma mentalidade mais positiva e amorosa.
Do seu irmão em Cristo @joaoaureliocarmo